Jardim e Passeio Público - Porto de Mós

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Representação digital

Jardim e Passeio Público - Porto de Mós

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Jardim e Passeio Público - Porto de Mós

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/AMPMS/CP/001/000017

Tipo de título

Formal

Título

Jardim e Passeio Público - Porto de Mós

Datas de produção

1950  a  1960 

Datas descritivas

[s.d.]

Dimensão e suporte

1 bilhete postal p&b; (138 x 88 mm); Papel

Localidade

Âmbito e conteúdo

Postal ilustrado: Porto de Mós - Passeio e Jardim Público;Ao centro é possível verificar um icónico edifício Portomosense de 1.º andar, destinado a pensão (1.º piso) e comércio (rés do chão) e que foi construído no inicio da década de 20 do séc. XX. No final da década de 40, inicio da década de 50, por questões familiares, este edifício sofre alterações, e é dividido em dois, passando a dois edifícios independentes entre si e que se apresentam da seguinte forma:Do lado direito encontra-se a Pensão José Rodrigues, que, para além de pensão [1.º piso], era composto por uma mercearia (construída na década de 20/30) e que ocupava parte do rés do chão do edifício. Anos mais tarde (inicio da década de 50) desaparece a mercearia que dá lugar a um café e restaurante, sendo que, em 1955/56, o restaurante é absorvido pelo café, que ganha assim uma generosa área do rés do chão. A denominação desse estabelecimento era "Café José Rodrigues", que advém do nome do proprietário "José Filipe Rodrigues".Por sua vez, do lado esquerdo do edifício, no rés do chão, onde é possível verificar uma porta de grandes dimensões, foi erigida aquando da sua construção uma adega. Anos mais tarde, e decorrente da divisão do edifício acima referido, esse espaço foi adaptado a taberna e lagar, cujo propriedade era pertença de Maria da Silva Casaca Vieira. A denominação desse espaço era "Taberna da Manecas", já que a proprietária do mesmo era conhecida como "Maria Manecas".

Condições de acesso

Documentação acessível em cópia digital.

Condições de reprodução

A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, à legislação sobre os direitos de autor e ao Regulamento de Proteção de Dados Pessoais. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do Presidente da Câmara. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.

Cota descritiva

PT/AMPMS/CA

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Bom.

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO MUNICIPAL DE PORTO DE MÓS - [Base de dados de descrição arquivística e objetos digitais]. Porto de Mós, 2020. Disponível no sítio Web.