Portomozense

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Portomozense

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Subcoleção   Subcoleção

Código de referência

PT/AMPMS/CPL-PORTZ

Tipo de título

Formal

Título

Portomozense

Datas de produção

1918-11-12  a  1920-02-14 

Dimensão e suporte

52 jornais; papel

Extensões

1 Livro

História custodial e arquivística

Sub-coleção fechada

Âmbito e conteúdo

"Surgimos para a luz com o mais intenso prazer e o entusiasmo mais emotivo."Assim inicia o texto de capa intitulado "O Nosso Jornal"do primeiro número do periódico local "Portomozense", assinado por Jupero, o padre Júlio Pereira Roque, seu principal redator, natural da freguesia de Aqueidão da Serra, a 16 de novembro de 1918.De publicação semanal, intitulando-se como "Orgão dos interesses da Comarca", foi seu diretor e editor o Padre Cunha Gomes, tendo sido seu administrador José Baptista Antunes. Foram, igualmente, seus redatores o padre Manuel Pereira da Silva, "F. da Ponte", pseudónimo do Padre Francisco Xavier da Silva, António de Jesus e Silva, Adolfo Vieira da Rosa, com o pseudónimo "João de Leiria" e o padre José Ferreira de Lacerda, fundador do semanário católico "O Mensageiro", a cuja empresa pertencia o "Portomozense".Esta relação é, aliás, claramente assumida quando se afirma no mesmo texto que o ""Portomozense" que resurge, deve a sua nova phase de existência ao digno clero d'esta Vigairaria" [ressuscitando] "O Portomozense" [1899 - 1906], jornal de "saudosa tradição, por ter sido nelle, iniciada por Jupero a campanha da restauração do Bispado, sem a qual [a Diocese]não seria ainda uma consoladora realidade...".Publicou-se regularmente até 15 de fevereiro de 1919

Sistema de organização

Cronológico

Condições de acesso

Comunicável ao abrigo do "Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos"

Condições de reprodução

A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta a legislação, o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução.Reprodução sujeita ao cumprimento dos emolumentos previstos na Tabela de taxas e outras receitas do Município de Porto de Mós.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Suporte fragilizado

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO MUNICIPAL DE PORTO DE MÓS - [Base de dados de descrição arquivística e objetos digitais]. Porto de Mós, 2020. Disponível no sítio Web. Em actualização.

Existência e localização de originais

Arquivo Municipal de Porto de Mós

Notas de publicação