Plano de classificação

Mendi-J

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Mendi-J

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Subcoleção   Subcoleção

Código de referência

PT/AMPMS/CPL-MJ

Tipo de título

Atribuído

Título

Mendi-J

Datas de produção

1993-03  a  1995-06 

Dimensão e suporte

25 jornais; 38 folhas; 2 folhetos; 1 envelope; papel

História administrativa/biográfica/familiar

O jornal "Mendi-J" ganhou existência a partir da iniciativa de um grupo de jovens, estudantes, naturais da freguesia da Mendiga, concelho de Porto de Mós, com o objetivo de trazer uma nova dinâmica para a comunidade na qual se inseria. Tendo como sede, numa fase inicial, uma casa devoluta, sem eletricidade, o grupo foi acolhido na Junta de Freguesia local, após a organização de um evento de apresentação pública, com sorteio de rifas, para angariação de fundos para compra de uma máquina de escrever. Esta iniciativa contou com apoios diversos que iam desde a publicidade, à ajuda na revisão de textos. A composição deste projeto editorial exigia reuniões semanais e distribuição de tarefas. A impressão era feita na antiga Delegação Escolar de Porto de Mós e a distribuição e venda dos jornais concretizava-se porta a porta, sendo este momento aproveitado para receber sugestões de ideias e temas a desenvolver nas edições seguintes. Cada edição apresentava rubricas específicas com a cobertura de notícias de âmbito internacional, nacional, regional e local. Passatempos, aniversários, culinária, ambiente e desporto também estavam contemplados. Cada número continha, igualmente, uma entrevista a uma personalidade conhecida, preferencialmente com ligações à freguesia, um inquérito à população sobre temas da atualidade e os textos integrados na acutilante rubrica "Buzina", a partir da qual se denunciavam circunstâncias ou acontecimentos que eram entendidos pelos autores do projeto como merecedores de atenção, com vista à sua resolução.Do núcleo duro desta equipa faziam parte os jovens Nélio Matos, Norberto Afonso, Máxima Silva e Teresa Durão. O percurso estudantil e profissional destes elementos levou a que o jornal "Mendi-J" fosse perdendo força, acabando por conhecer a sua última edição em junho de 1995. Foram publicados, mensalmente, 26 números deste projeto editorial, de carácter informal, mas demonstrativo de um grande espírito de iniciativa e de comunidade.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação. Presente a Reunião de Câmara de 14 de julho de 2022

Âmbito e conteúdo

Título: Mendi-J - Jornal Mensal da Freguesia de MendigaResponsabilidade: Grupo de Amigos da MendigaPeriodicidade: MensalExistências: 1 a 19; 21 a 26

Sistema de organização

Cronológica

Condições de acesso

Comunicável ao abrigo do "Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos"

Condições de reprodução

A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta a legislação, o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução.Reprodução sujeita ao cumprimento dos emolumentos previstos na Tabela de taxas e outras receitas do Município de Porto de Mós.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Bom

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO MUNICIPAL DE PORTO DE MÓS - [Base de dados de descrição arquivística e objetos digitais]. Porto de Mós, 2020. Disponível no sítio Web. Em atualização.